PROGRAMA
ORADORES
João Pedro Costa é arquiteto (Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, 1993), mestre em cultura arquitetónica contemporânea (FA/UTL, 1998), doutor em urbanismo (Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, 2007) e agregado em urbanismo (FA/ULisboa, 2012).
É professor na FA/ULisboa, professor convidado no Instituto Superior de Agronomia da ULisboa e colabora regularmente com a Faculdade de Ciências da ULisboa, a Universidade Politécnica da Catalunha e a Universidade de Barcelona. É coordenador do núcleo de urbanismo do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e diretor do Jornal Arquiteturas.
No tema da conferência, é autor de vários artigos científicos e publicações em livro, de que se destaca a obra "urbanismo e adaptação às alterações climáticas, as frentes de água", editada pelos Livros Horizonte em 2013.
Maria Matos Silva é arquiteta paisagista (Instituto Superior de Agronomia de UTL, 2007), mestre em desenho de espaço público (Universidade de Barcelona, 2011) e pós-graduada em planeamento regional e urbano (ISA, 2011).
Atualmente conclui o doutoramento na Universidade de Barcelona, sendo titular de uma bolsa individual atribuída pela FCT. É docente no ISA, no mestrado de arquitectura paisagista.
No tema da conferência é autora de vários artigos científicos e publicações em livro, domínio em que se enquadra o seu doutoramento.
João Cortesão é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto e Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (PT) e pela Welsh School of Architecture – Cardiff University (UK). Através da sua actividade prática e académica, João especializou-se em desenho urbano bioclimático. Pelas suas competências de investigação, comunicação, gestão de projecto, trabalho por objectivos, e mediação e coordenação de equipas, João tem também estado envolvido em projectos nos campos do empreendedorismo e da inovação entre os quais se destaca o Porto Innovation Hub, iniciativa do Pelouro da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto. João tem também experiência de docência no ensino superior (Universidade do Porto), enquanto crítico convidado em diferentes Universidades (PT+UK) e na produção de eventos. João é co-fundador da STILL urban design (PT), membro da The Academy of Urbanism (UK) e investigador no Centro de Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da FEUP (PT).
Sofia Pêra é licenciada em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (PT) e Mestre em urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha (ES) e pelo Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IT). Sofia tem ampla experiência profissional no campo do planeamento urbano desenvolvida na Holanda em escritórios como Krill, Van Bergen Kolpa e KCAP. Durante este período Sofia teve a oportunidade de trabalhar na China e Suíça no desenvolvimento de importantes projectos de urbanismo. Membro da International Society of City and Regional Planners, Sofia foi co-coordenadora do primeiro workshop de urbanismo em Puschino, Rússia, e integrou a Urban Planning Advisory Team para a cidade de Shantou, China. Depois de terminar o International Master in Urbanism, entre Barcelona e Veneza, Sofia esteve envolvida em diversos projectos para o Brasil na JDVDP arquitectes. Mais recentemente, Sofia é co-fundadora da STILL urban design (PT).
LIVIA TIRONE arquiteta e, desde 1989, pioneira na área da construção sustentável em Portugal, promoveu, projetou e contribuiu para a realização de mais de 200 habitações bioclimáticas, todas com elevado desempenho energético-ambiental, sendo provavelmente o edifício mais conhecido a Torre Verde no Parque das Nações, Lisboa. Os edifícios que projetou contribuíram para elevar o grau de exigência das políticas nacionais no domínio da eficiência energética. Em 2001 a empresa investiu todos os seus recursos no empreendimento Parque Oriente com a aquisição do terreno, desenvolvimento dos projetos de construção sustentável e a elaboração do respetivo Plano de Pormenor exigido pelo Município, publicado em 2008. Nesse período de tempo o mercado imobiliário sofreu profundas transformações entrando em recessão, o que conduziu à insolvência da empresa em 2013.
Entre 2004 e 2009 Livia dirige a Agência Municipal de Energia e Ambiente de Lisboa, desenvolvendo a Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa e lançando os primeiros seis pontos de carregamento para veículos elétricos. Em 2009 deixou esta agência, tendo sido eleita Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, na oposição, integrando a lista do Dr. Pedro Santana Lopes. Em Março de 2012 apresenta o pedido de suspensão de mandato, após quase 3 anos de contributos que incluíram trabalhos técnicos e estratégicos em áreas como a Revisão do Plano Diretor Municipal, diversos Planos de Urbanização e de Pormenor, Habitação Municipal e Bairros Sociais, a População Sénior e a de Urbanização e de Pormenor, Habitação Municipal e Bairros Sociais, a População Sénior e a População Sem Abrigo em Lisboa.
Entre 2007 e 2013, com a publicação do livro CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL (mais de 10.000 exemplares colocados no mercado) de que é autora, coordenou a Construção Sustentável®, iniciativa dedicada ao alargamento de boas práticas na área da resiliência urbana e da otimização do desempenho energético ambiental
do edificado, promoveu diversas publicações, uma dinâmica página na Internet (mais de 1 milhão de hits mensais) e trinta ações de comunicação nestes anos, a maioria destas de acesso gratuito. Entre as publicações encontrou-se a Revista Construção Sustentável, meio periódico impresso, dirigido sobretudo a profissionais do sector da construção e a proprietários de imóveis. Entre 2010 e 2014 dirigiu o Sustainable Construction Living Lab membro oficial da Rede Europeia de Living Labs (ENoLL), que conta com a participação de Câmaras, Instituições públicas e parceiros de mercado com soluções construtivas relevantes, tendo publicado em parceria com a ADENE o Guia para Coberturas Eficientes e preparado outros ainda.
Entre 2011 e 2013 e a convite do Vice-Presidente da Comissão Europeia, integrou o “European Design Leadership Board” cujo primeiro relatório sobre “Design for Growth and Prosperity” foi publicado em 2012.
Em 2013 coordenou diversos estudos para a sustentabilidade, também para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, integrando mais tarde o Grupo de Trabalho Amigos Críticos da MITRA, que desenhou o Programa MITRA, polo de inovação social.
Entre 2013 e 2014 frequentou o Programa Global da THNK School of Creative Leadership em Amsterdão e colaborou na criação de uma nova localização da escola em Lisboa. Atualmente é curadora da localização em Lisboa desta escola.
Desenvolveu trabalho de consultoria a nível nacional e internacional para empresas e instituições de grande dimensão em diversos sectores de atividade, dedicando-se a impulsionar a qualidade integral em cidades nas vertentes ambiental e social.
Rafael Raposo é Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Pós-Graduado pela International Business School of São Paulo (Brazil), tendo realizado o programa ERASMUS na Wrocław University of Technology (Polónia).
Nos Açores, realizou estágios profissionais nas construtoras Tecnovia Açores e Marques SA.
No plano internacional, desempenhou funções de agente de comissionamento para o sistema LEED® na empresa OTEC, em São Paulo (Brazil) e de Projetista Passivhaus na empresa NEO&IDES, em Liège (Bélgica).
Formador do consórcio Europeu SouthZEB, para a área dos edifícios com necessidades quase nulas de energia (nZEB), Rafael Raposo é também autor de duas publicações sobre desempenho energético de edifícios, Membro Efetivo E2 da Ordem dos Engenheiros, Região Açores, Petito Qualificado do Sistema de Certificação Energética de Edifícios, Assessor do sistema Português LiderA para a Construção Sustentável e profissional acreditado pelo U.S. Green Building Council® na categoria LEED AP BD+C.
Fundou em 2015 a empresa NZEB, que atualmente dirige.
Miguel Figueira é arquiteto formado pela FAUP, coordena a equipe técnica do projecto CIDADESURF, lecciona Projeto Urbano na Universidade Católica (UCP -Viseu), e seu percurso profissional foi distinguido pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA 2011).
Eurico Gonçalves foi campeão nacional de longboard nacional em 2008, integrou o primeiro grupo do curso avançado de surf pela Universidade de Lisboa (FMH-UTL) e partilha o prémio Movimento Milénio - CIDADESURF com Miguel Figueira. Integra com Miguel Figueira o concelho científico do Centro de Estudo do Mar - CEMAR.
Inscrição
DELEGAÇÃO DOS AÇORES DA ORDEM DOS ARQUITECTOS
Rua Dr. Vitorino Nemésio,n.º 2 a 4
9500-309 Ponta Delgada
T: + 351 296 283 201 / 296 283 073